RSolidÁria

A “RSolidÁria – Rede Solidária de Advogados – RSOL” é uma plataforma de responsabilidade social integrada na estrutura da RSA e da RSA LP que visa a prestação de serviços jurídicos pro bono a instituições de solidariedade social, consideradas como tal nos termos e para os efeitos da Portaria n.º 139/2007 de 29 de Janeiro, bem como a outras instituições e associações cuja actividade seja de reconhecido cariz social, que sejam consideradas aptas nos termos do processo de avaliação propugnado no presente Regulamento. “A RSolidÁria – Rede Solidária de Advogados – RSOL” tem abrangência em toda a lusofonia garantida pelos escritórios integrantes da RSA LP.

A Associação Minha Gente, sediada em Coimbra, tem como missão a integração da população mais frágil na sociedade através da promoção da sua independência, autonomia e bem-estar. Os três grandes objetivos, que se complementam, são:


– Lutar contra o desperdício alimentar na área da restauração/panificação/pastelaria/supermercados/outros;


– Suprir as necessidades básicas mais imediatas das pessoas e famílias em situação de carência extrema, nomeadamente famílias com crianças em idade escolar, em que um ou ambos os pais estão desempregados, agregados familiares com baixos rendimentos, situações de doença, idosos e vítimas de violência doméstica;


– Promover a sua integração na sociedade via capacitação para a empregabilidade ou voluntariado.

O Protocolo entre a RSOL e a Associação Minha Gente foi assinado em 22 de junho de 2017, pela Advogada Rita Santos Silva e pelo Advogado Bruno Paulino Lopes. Nota de imprensa aqui.

A ATLAS é uma organização Não Governamental para o desenvolvimento sob a forma de associação, que tem como finalidade o apoio e a cooperação para o desenvolvimento dos povos, das minorias étnicas ou de qualquer grupo desfavorecido, tanto em Portugal como no estrangeiro, mas com particular incidência nos países em vias de desenvolvimento. A ATLAS está comprometida com o desafio da erradicação da pobreza e tem três grandes linhas de actuação:

– A cooperação para o desenvolvimento;

– A educação para o desenvolvimento e para a cidadania global;

– O desenvolvimento local.

O Protocolo entre a RSOL e a ATLAS foi assinado em 20 de junho de 2017, pela Advogada Rita Santos Silva e pelo Advogado Bruno Paulino Lopes. Nota de imprensa aqui.

A Orientar – Associação de Intervenção para a Mudança desenvolve a sua actividade no âmbito da intervenção social e do desenvolvimento do potencial humano, através de um trabalho de proximidade sustentado na cooperação com os vários agentes (públicos e privados) existentes no terreno, visando promover o bem-estar e equilíbrio social, garantindo a inclusão, a participação social e a educação cívica e desenvolvendo abordagens e práticas de intervenção social, baseada no respeito e valorização da pessoa humana e no seu potencial de desenvolvimento.

O Protocolo entre a RSOL e a Orientar foi assinado em 22 de Março de 2017, pelos Advogados João Luz Soares e João Mota da Costa. Nota de imprensa aqui.

A Abraço – Associação de Apoio a Pessoas com VIH/Sida tem como fins a realização da melhoria do bem-estar das pessoas infectadas e afectadas pelo vírus do VIH/Sida e a prevenção da infecção pelo VIH/Sida, sendo o trabalho desta instituição particular de solidariedade social amplamente reconhecido pela Sociedade.

O Protocolo entre a RSOL e a Abraço foi assinado em 19 de Dezembro de 2016, pelos Advogados João Luz Soares e João Mota da Costa. Nota de imprensa aqui.

logo_apav_45678ihs

A APAV é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sob a forma de Associação de Solidariedade social, que tem como fim apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima.

O Protocolo entre a RSOL e a APAV foi assinado em 14 de Dezembro de 2016, pelos Advogados João Luz Soares e João Mota da Costa. Nota de imprensa aqui.